“Brasil, o paraíso dos investidores!”
Você já ouviu falar que o “Brasil é o paraíso da renda fixa? ”
E isso é realmente verdade… Enquanto aqui, um investidor pode obter uma “rentabilidade” de 7% ao ano acima da inflação com um título público, os países desenvolvidos pagam juros reais (descontada a inflação) próximos a zero ou até mesmo negativos…
Os Estados Unidos, por exemplo, permaneceram durante quase dez anos sem elevar a taxa básica de juros (que recentemente passou de 0,25% para 0,5%). No continente americano, apenas a Venezuela conta com taxa básica de juros maior que a brasileira, 18,24% (o país, contudo, sofre com uma economia desorganizada e inflação descontrolada).
Apesar disto, mais da metade dos brasileiros não aproveita a oportunidade, e aplica em produtos com baixíssima rentabilidade, como poupança e títulos de capitalização.
Isto mesmo… A aplicação mais popular do país, a caderneta de poupança, deixa muito a desejar em relação ao rendimento, e tem perdido constantemente para a inflação! Sem falar que a correção da poupança só acontece na data de aniversário de aplicação; isto é, se a aplicação em poupança foi feita no dia 7 de um mês, por exemplo, só haverá ganho no dia 7 do mês seguinte, de modo que, caso o saque (resgate da aplicação) seja feito no dia 6, o investidor não receberá rendimento algum!!
Aqui, vale observar que é possível conseguir um retorno de 11% ao ano (já livre de impostos) aplicando em um título público prefixado, ou num CDB com liquidez diária (a rentabilidade caderneta gira em torno de 6% ao ano).
Contudo, para se saber qual o melhor investimento para você, antes é necessário responder a algumas questões:
- em que ciclo de vida financeira você está;
- qual sua tolerância ao risco;
- quais são teus objetivos de vida;
- quando você deseja alcança-los;
- quanto do teu orçamento mensal você está disposto a guardar;
- você faz um orçamento mensal? Anota seus ganhos e despesas?
Essas e outras questões devem ser respondidas antes de sair por ai aplicando em qualquer ativo financeiro; e a sinceridade das respostas pode fazer toda a diferença para o alcance de seus objetivos no futuro.
Falaremos de todos esses assuntos neste tópico sobre educação financeira. Mas se estiver ansioso e já quiser iniciar a leitura, veja nosso posto sobre ciclos de vida financeira, disponível no tópico antes de investir .
Estamos aqui para te ajudar a sair da zona de conforto. Assine o novo investidor . com para não perder nenhum post.
Tenho certeza de que você se surpreenderá com um mundo de oportunidades e maneiras de preservar, e até aumentar, seu patrimônio.
Abraços e até o próximo post!